quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vereador Jeovane aciona MP sobre suspensão do sobreaviso médico



O Vereador Jeovane, preocupado com a situação da saúde em São Borja, protocolou denúncia na Promotoria de Justiça. No texto, o vereador relata que tomou conhecimento de uma situação-problema envolvendo o hospital Ivan Goulart.

No dia 27 de fevereiro, o Dr. José Volnei Pires encaminhou ofício a Jefferson Homrich, então secretário da saúde, relatando a ausência de plantonista na UTI do Hospital Ivan Goulart. Em nota publicada no dia 10 de março, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul comunicou que a União Médica de São Borja estaria rescindindo o contrato de sobreaviso com o Hospital Ivan Goulart, conforme a nota, “a população ficará sem este serviço em 12 especialidades.”. Já no último dia 28, o Jornal Folha de São Borja publicou notícia relatando que os médicos que prestam serviço no Ivan Goulart pararão de oferecer o serviço já em 31 de março.

De acordo com a matéria citada o atual secretário da saúde, Moacir Auzani, já está buscando negociação com o hospital e com a União dos Médicos. Já Marcelo Borges, administrador do Ivan Goulart, diz que o hospital continuará a fornecer atendimento aos casos prioritários.

Diante deste quadro, o vereador pede ao Ministério Público que tome providências, e sugere ações judiciais para que os médicos não cessem o atendimento, cumprindo o que foi acordado no Contrato de Prestação de Serviços assinado com a prefeitura em 2010, e que o hospital recomponha o quadro de médicos de sobreaviso. Na manhã desta quinta-feira, 29, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, o vereador Jeovane distribuiu cópias do documento encaminhado ao Ministério Público. 
 
O vereador espera que o MP haja, confiante em suas atribuições “Acreditamos que a comunidade não pode ficar um dia sequer sem este importante serviço na área da saúde, sendo o Ministério Público o fiel guardião e fiscalizador das leis postas, lembramos a CF em seu artigo 127, III, que dentre as atribuições do MP, dita: ‘promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.’.”

Vereador Jeovane entrega documento ao Secretário da Saúde Moacir Auzani

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More